Comunicadores cearenses se unem para criar primeira cooperativa do segmento no estado

Iniciativa visa reunir profissionais da comunicação, em modelo de gestão democrática, para fomentar e requalificar o mercado de trabalho na área

Obedecendo os princípios do Cooperativismo, como autonomia e independência e participação econômica dos membros, profissionais de comunicação cearenses se unem para a criação da Cooperativa dos Comunicadores do Ceará (Coomunicar-CE).

O primeiro encontro de constituição do grupo acontece no dia nove de agosto, às 14h30, no Auditório do Sistema OCB/CE (Rua Ildefonso Albano, 1585, Aldeota). Para participar, é necessário confirmar presença por meio de formulário eletrônico: https://bit.ly/lancamentocoomunicarce

De acordo com Julyta Albuquerque, jornalista profissional e membro da comissão de constituição da Coomunicar, a criação da cooperativa é uma resposta poderosa à precarização das condições de trabalho. “Em modelo de cooperação, membros farão sua voluntária e livre adesão, com possibilidade de atuação no mercado, por meio de contratos de trabalho, firmados sob a lógica da proporcional atuação e participação, sem exploração, sem patrão”, destaca.

Os objetivos, valores e diretrizes que nortearão o funcionamento da Coomunicar serão apresentados no evento que contará com as presenças da presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, do Presidente do Sistema OCB/CE, Nicédio Nogueira, do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, e de instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Ceará (Sescoop/CE).

Na programação, palestra com o tema “O que é uma Cooperativa e por que essa é a melhor alternativa para os comunicadores do Ceará?”, apresentação dos principais pontos do Estatuto da Cooperativa de Comunicadores do Ceará e do plano de atuação da Cooperativa. Ao final, os interessados poderão preencher ficha de intenção de cooperação.

Sonho antigo

A proposta de formação desta cooperativa foi aprovada no Plano de Lutas das e dos jornalistas de 2017, durante o I Congresso Extraordinário de Jornalistas do Ceará, organizado pelo Sindjorce. Este evento representou um ponto de convergência para as aspirações da categoria, que buscava melhores condições de trabalho e mais autonomia profissional.

Embora a proposta tenha ganhado força em 2017, as discussões sobre a necessidade de uma cooperativa, inicialmente de jornalistas, remontam à década de 1990. Desde então, havia um crescente desejo entre um grupo de profissionais da área em criar um espaço que promovesse a colaboração, a independência editorial e a sustentabilidade econômica dos jornalistas.

Em 2018, a ideia começou a se materializar, com a realização de várias reuniões para discutir o estatuto de fundação. Esses encontros seguiram em 2019, em 2020, mas foram interrompidos na pandemia de Covid-19. Os debates foram retomados em 2021 e seguiram, mais lentamente, até o fechamento da proposta de estatuto, que foi mais uma vez modificado em 2024.

O processo foi crucial para alinhar os objetivos comuns e definir as diretrizes que norteariam o funcionamento da cooperativa, que, com o amadurecimento do debate, passou a congregar o desejo de envolver não só jornalistas, mas também publicitários, relações públicas, radialistas, cineastas, designers, entre outros profissionais da comunicação social.

“A criação da CoomunicarCe representa um passo importante para a valorização da comunicação no Ceará. Foi gestada e impulsionada pelo Sindicato de Jornalistas, além de contar com apoio do Sistema OCB/CE. Agora, maturados, vamos definitivamente nos constituir e, esperamos, para fazer história”, conclui Julyta Albuquerque.

Apresentação da Cooperativa dos Comunicadores do Ceará

• Data: 09 de agosto de 2024
  • Horário: 14h30
  • Local: Auditório SESCOOP/CE – Rua Ildefonso Albano, 1585, Aldeota